Algumas delícias das Festas Juninas

Receitas

Além de toda a alegria e a tradição de brincadeira nas festas juninas, outro detalhe que nunca deixa de chamar a atenção é a variedade em comidas pra lá de deliciosas. Dificilmente, ao perguntar para qualquer pessoa, esta não saberá dizer ao menos uma destas delícias. O Blog do Mestre, no clima da festa, traz para você as receitas do espertão de vinho, quentão, pinhão cozido, curau e cocada:

Festa Junina

[Curau é apenas uma das delícias juninas. Imagem; Entre damas]


Espertão de vinho: Leve ao fogo canela em pau, cravo, gengibre picado, duas xícaras de chá de açúcar e duas xícaras de chá de água, deixando ferver até soltar o sabor. Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente 1 litro de vinho tinto. Leve ao fogo novamente até levantar fervura. Retire do fogo e acrescente frutas picadas (maçã, abacaxi, uva e pêssego). Se possível, mantenha sempre quente (no caso de teres um fogão a lenha, por exemplo).

Quentão: Numa panela, misture 1 litro de pinga, 5 limões, 1 pedaço de gengibre cortado em pedaços pequenos, 4 cravos, 3 canelas em pau, ½ litro de água e 1 copo de açúcar, deixando ferver. Mantenha em uma chaleira, à beira de um fogão a lenha ou em uma garrafa térmica, para não esfriar. Tigelas de louça ou de barro, principalmente, ajudam a realçar ainda mais o sabor.

Pinhão cozido: Escolha bem e lave 1 kg de pinhões. Em uma panela de pressão, coloque 1 litro de água e 4 colheres de sopa de sal, misturando. Em seguida, acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo alto, baixando assim que levantar fervura. Cozinhe por quarenta minutos e, após desligar, aguarde abaixar a pressão da panela. Retire a casca ainda morno e sirva.

Curau: Rale ou debulhe com uma faca sete a oito espigas de milho e, em seguida, bata em um liquidificador com um pouco de leite (600 mL no total). Usando uma peneira, coe, espremendo bem. Coloque o restante do leite em uma panela, juntamente com 2 xícaras de chá de açúcar1 colher rasa de manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo durante cerca de quinze minutos, até cozinhar e engrossar. Em um refratário, coloque o curau e polvilhe canela em pó. Leve à geladeira somente depois de estar frio.

Cocada: Coloque ½ quilo de açúcar, 100 g de coco ralado, 1 vidro pequeno de leite-de-coco e 1 colher de chá de essência de baunilha em uma panela, e leve ao fogo brando, mexendo até que seja possível ver o fundo da panela. Retire da panela e bata até que comece a açucarar. Abra uma folha de papel alumínio, espalhe colheradas de cocada sobre ele e deixe esfriar.


Você também pode gostar de: (Curiosidades) Você conhece as maiores festas regionais brasileiras?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários