Parece que foi ontem: Chaves está há 40 anos no ar

Televisão

Chaves é um dos seriados brasileiros com maior tempo de duração, já sendo exibido em diferentes dias e horários. Seus episódios são reprisados de tempos em tempos, pois não estão sendo mais produzidos novos episódios da série. Alguns fãs afirmam que rede de televisão que o exibe, o SBT, ainda possui alguns episódios na manga... melhor deixar de lado os boatos! No México, sua primeira exibição completou, em 2014, 40 anos.

O fato é que, mesmo há tanto tempo e sem nenhum tipo de renovação (vale lembrar que a tentativa de fazer um desenho animado não deu certo), a história segue conquistando novos fãs e mantendo os antigos. Mesmo quem hoje não assiste diariamente à série, certamente um dia já a assistiu. Por quê?

40 anos no ar
[Alguns personagens da turma de Chaves. Imagem: pavablog]


A história de Chaves é simples e cativante, com personagens bem definidos e até mesmo fáceis de prever. Porém, ainda assim ficamos surpresos quando o Seu Madruga acerta a pessoa errada! Uma pessoa certamente será muito mais feliz se conseguir enxergar o quão bom pode ser (até mesmo) um sanduíche de presunto, e temos esta sensação ao assistir.

Outra característica marcante, que o qualifica bem como seriado infantil, é o fato de usar elementos em dimensões exageradas, expressões e sons característicos, que ficam bem marcados na memória das crianças. As próprias crianças da História não são assim tão pequenas! Ou os choros de Chaves, Quico e Chiquinha, que se fossem ao modo mexicano, seriam bem tristonhos. Uma última característica a destacar é a criatividade das crianças, que é bem presente nas personagens, insistindo que dona Clotilde é a ‘bruxa’ do 71.

Com todas essas características, as crianças grandes e pequenas veem um seriado divertido e que realmente demonstra como elas são e consegue traduzir a sua forma de ser. No Brasil, algo semelhante foi produzido pelo grande artista Mazaroppi, que também sabia trazer histórias com esta mesma simplicidade, mas em outro contexto de tempo e local, trivialmente.

E assim, Chaves segue em nossos corações, nem que seja louco por um sanduíche de presunto da Seara:

[Fátima realmente convenceu Chaves de
 que este sanduíche é muito bom. Imagem: Hipersessão]



Você também pode gostar de: (Variedades) Bob Esponja e seus amigos





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários