O que fez Fátima Bernardes?

Biografias

Fátima Gomes Bernardes Bonemer, mais conhecida como Fátima Bernardes, ficou famosa por sua atuação como jornalista na TV Globo, sendo atualmente apresentadora do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes, nesta mesma emissora. Conheça um pouco mais da trajetória de vida de Fátima, desde os tempos de bailarina até os dias atuais, cuja história começa lá no ano de 1962, dia 17 de setembro.

[Imagem: IG colunistas]


Fátima Bernardes é carioca, filha de pai militar e mãe dona de casa. Estudou durante 14 anos para ser bailarina, chegando a exercer a atividade como profissional. Entretanto, como é muito exigente consigo mesma, e vendo que não assumiria colocação de destaque na função, decidiu se dedicar integralmente ao jornalismo. Houve um período de transição, em que Fátima participou de clipes como bailarina, alguns inclusive para o Fantástico. Recebeu proposta da TV Globo para trabalhar no corpo de baile, mas recusou.

No projeto ‘Aquarius’, do Jornal O Globo, em 1983, quando estava no último período de faculdade, iria fazer, com um conjunto de outros colegas, prova para buscar estágio no jornal. Todavia, após conversa com um jornalista que ali trabalhava, viera a receber uma proposta de troca da prova por um estágio, tendo de cobrir um evento como freelancer, substituindo um jornalista que havia quebrado a perna e estava escalado para esta cobertura. Passou a fazer matérias avulsas sobre eventos promovidos pelo jornal e recebendo por estas matérias, para o Jornal de Bairros.

Já no ano de 1985, foi efetivada para a seção, e teve sua primeira matéria no Segundo Caderno ao cobrir eleições municipais. Ficou sabendo de um curso de telejornalismo na TV Globo, ao mêsmo tempo que ocorria seleção para dubladores da Herbert, mas não fazia ideia do que era telejornalismo, nem havia tido aulas na faculdade. Ingressou na equipe do Fantástico, pois não se tratava de um curso, mas de um concurso de ingresso na emissora. Sua primeira pauta foi sobre Solidariedade, então, associando solidariedade à carona, foi busca-la em plena Universidade na Ilha do Fundão.

Sua primeira oportunidade como âncora aconteceu em substituição a uma apresentadora do RJTV, que ficara grávida. Nesta oportunidade, Fátima já havia feito reportagens para diferentes jornais da casa, tendo encontrado sua vocação maior. Mais tarde, em 1992, assumiria o Jornal da Globo, cujo âncora viria a ser, pouco tempo após sua entrada, substituído por William Bonner. Ambos viriam a casar mais tarde.

No Jornal da Globo, o corte curto de cabelo, a cobertura da Rio 92 e as Olimpíadas de Barcelona destacaram Fátima de vez, e ela mesma percebeu que, a partir deste ponto, passou a ficar marcada na memória do público. Do JG foi para o Fantástico, onde acumulava funções de apresentação até reportagens de rua, virando de japonesa a noiva. Mais tarde, nos 25 anos do Jornal Hoje, assumiu como apresentadora até 1997, quando retornaria ao Fantástico.

[Imagem: Famosos e TV]

Mas, seu retorno foi brevíssimo. A gravidez de trigêmeos foi descoberta no sábado seguinte do retorno. Na volta, em 1998, Fátima assumiu a bancada do Jornal Nacional juntamente com o seu marido, onde ficaria por 14 anos. A partir daí, uma nova mudança na carreira marcou Fátima. Desde 2009 sendo discutido na TV Globo, o projeto de um novo programa virou realidade. Em 2011, Fátima anuncia sua saída do Jornal Nacional, sendo substituída por Patrícia Poeta.

Em 2012, estreou o Encontro com Fátima Bernardes, programa que mistura jornalismo, entretenimento, variedades e música, começando logo após o Bem Estar. O começo foi bastante difícil, tendo um primeiro dia de auge, sucedido pelos seguintes com quedas fortes de audiência. O horário precisaria ser consolidado e o público envolvido pela nova proposta. Pouco a pouco, ajustes foram feitos, a proposta do programa se tornou mais nítida e, atualmente, o programa assumiu a liderança. Fátima Bernardes teve de se reinventar, assumir uma nova postura, menos sisuda, mais leve, e, pelo que parece, o ato de se reinventar é uma grande alegria e motivação para a jornalista e apresentadora.

Você também pode gostar de: (Televisão) A gatíssima Laryssa Dias





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários