Onde e quando teria surgido a tatuagem?

Curiosidades


As tatuagens são uma forma comum de expressão, usadas para marcar definitivamente (na maioria das vezes) ou temporariamente alguma ideia, algum elemento ou simplesmente pelo desejo de transformação. Algumas são destinadas a demarcar classes sociais (em algumas partes do mundo), homenagear alguém, seja um filho ou um namorado (a), sendo esta última uma grande geradora de problemas, entre outros objetivos.
Como expressão irreversível, é preciso pensar bem antes de fazê-la. A esta reflexão, caberiam muitas linhas, porém, a questão deste post é outra: como teria surgido a tatuagem?




[Tatuagem lateral de Ísis Valverde. Foto: Mulher Beleza]


O explorador inglês James Cook, durante uma viagem ao Taiti, na Polinésia, no ano de 1769, ficou surpreso com a nova forma de pintura. Ele e sua tripulação conheceram um conjunto de índios que usavam como ‘vestimenta’ apenas pinturas pelo corpo. Segundo registro no diário de bordo, “Nativos de ambos os sexos injetam uma tinta preta na pele, deixando traços permanentes e irremovíveis. Alguns têm desenhados homens, pássaros, cachorros ou diferentes figuras como círculos, quadrados e uma infinidade de formas em seus braços e pernas. Geralmente possuem um “z”. E todos exibem seus tattows com muito orgulho.”

Este foi o primeiro registro de ocorrência de tatuagem, que deriva do inglês tatto, originário do taitiano tatu (cuja pronúncia é tatau, a mesma de tattow enunciada por Cook). A etimologia da palavra é dada pelo prefixo ta que significa desenho e o restante significa pele, tendo assim tatu o significado de desenho na pele, em taitiano.

Todavia, Charles Darwin, o autor da mais consagrada teoria evolutiva, mais tarde afirmou que não havia civilização que desconhecesse a tatuagem, sendo vista esta ideia pela História como correta, já que seria difícil encontrar corpos com a pele preservada muito tempo depois, mas não impossível, pois foram encontrados pontos de tinta na região abdominal de corpos mumificados, ou, em 1991, linhas de tinta azul foram encontradas no famoso homem do gelo, nos Alpes, cuja idade teria sido estimada em 5300 anos.

Então, uma conclusão possível e que é aceita pela História é de que a tatuagem é tão antiga quanto a humanidade.





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários