Como ter o WhatsApp em seu tablet?

Tecnologia e Softwares


[WhatsApp / Reprodução]


Desde que a Microsoft não conseguiu conter o Facebook como canal de transmissão de mensagens, e pôs fim ao Windows Live, por mais que a maior rede social da atualidade esteja constantemente se reinventando, e que a Microsoft tente emplacar com seu Skype que possui versões inclusive para Android, a lacuna por um bom aplicativo de mensagens parece ter sido preenchida. Quem não teve ainda vai ter o WhatsApp instalado em seu dispositivo Android, pois certamente vários de seus amigos já o tem instalado em seus celulares ou tablets. Em relação os demais, possui funções básicas como envio de arquivos, emoticons, envio de mensagens por fala, etc. Porém, como não vincula um monte de propagandas (aliás, não vincula), é cobrado um pequeno valor anual pelo seu uso. Este pequeno preço é compensado por ser um programa leve e ágil, como um programa de mensagens instantâneas deve ser.
Um inconveniente é ‘não haver’ versão para tablet Android. Porém, o Android é uma plataforma multiuso, tanto que o aplicativo do Facebook para dispositivo móvel, por exemplo, é o mesmo independente de aparelho, mesmo que não seja possível efetuar ligações (a não ser em caso de phablet). Ao instalar o WhatsApp em seu tablet Android, ocorre o mesmo: você não poderá usar os recursos destinados a celulares.

Na maioria dos tablets, uma simples instalação funciona. Porém, ela deve ser feita diretamente do site do programa:

[Reprodução: http://www.whatsapp.com/android/]

Ao clicar em ‘download now’, seu tablet mostrará uma janela indicando que o programa pode danificar seu dispositivo. Será preciso, por meio desta janela, permitir a instalação por terceiros, já que não é possível instalar o WhatsApp pela Play Store, diretamente. Ou, usando os menus, vá em: Config. / Segurança / Fontes desconhecidas e marque a opção na caixa: ‘permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas’. Você só deve marcar esta opção para fazer esta instalação, pois a fonte não é ‘desconhecida’. Volte ao site e faça o download novamente.

Após a instalação, ao abrir o WhatsApp pela primeira vez, basta usar seu telefone (ele não precisa ser dos mais modernos nem ter Android, apenas ter linha ativa, podendo receber mensagens de texto ou ligações) e receber um código de ativação. Se for por mensagem, ele deve ser escrito no campo indicado no WhatsApp. Se for por ligação, basta clicar em um botão adequado para que a pessoa receba o seu conjunto numérico de ativação. Pode ficar tranquilo, pois este código é repetido três vezes, lido devagar, ao contrário do protocolo da sua operadora.

Findos estes processos, basta adicionar o telefone celular de seus amigos no aplicativo de contatos do Android, pois o WhatsApp usa esta lista: se os amigos com telefones preenchidos tiverem o programa, você já poderá se comunicar com eles e trocar mensagens à vontade. Não esqueça de desmarcar novamente a opção relativa à ‘Fontes desconhecidas’.

Caso não seja possível concluir a instalação deste modo, alguns sites indicam emuladores para tablets e até mesmo para PC’s. Porém, como todo programa feito para dar um jeitinho, não é seguro efetuar este tipo de instalação para ter o WhatsApp. Como foi possível perceber, é muito simples instalar em seu tablet. Então, mãos à obra!
 





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários