Algumas funções de calculadoras Científicas (IV)

Ângulos


Para realizar operações com ângulos em uma calculadora científica como a HP 10s, Casio FX82MS ou Sharp EL531XBWH, primeiramente é necessário definir qual tipo de medição de ângulo será utilizado. O mesmo vale quando tratamos das calculadoras científicas virtuais do Windows (‘Calculadora’ e ‘Microsoft Calculator Plus’). A escolha deve ser feita entre Graus, Radianos e Grados.
Nas calculadoras científicas da foto, aperte a tecla SHIFT e, em seguida, a tecla ANS. Aparecerão três opções em seu visor: D – 1, R – 2 e G – 3, que correspondem a graus, radianos e grados, respectivamente. Digite 1, 2 ou 3 de acordo com o tipo de medição angular desejado. Pelas configurações de fábrica, as operações angulares são feitas usando graus até que seja alterada esta opção.
Estando escolhida a opção por graus, em funções como arco tangente, arco seno e arco cosseno, as respostas são oferecidas apenas em termos de graus, na notação pela base decimal. Por exemplo, se desejamos saber qual o arco tangente de 13,42. Fazendo as opções necessárias, obtemos 85,73844375. Poderíamos até fazer todos aqueles cálculos com a parte decimal para convertê-la a base 60 em minutos e segundos. Entretanto, isto é totalmente desnecessário, de forma que também existe uma combinação de teclas para a obtenção destes valores. Digite SHIFT e, em seguida, a tecla °’’’, que realiza a conversão imediata, apresentando os valores em graus, minutos e segundos. Será possível ver 85°44°18,4 (85° 44’ 18,4”), pois nas calculadoras científicas não há símbolos diferentes para minutos e segundos. Importante: você também pode digitar dados já em graus, apertando o valor e a tecla °’’’, mas, por mais que o símbolo ° não apareça ao lado dos segundos, isto não significa que você não precisa digitá-lo nas operações.




Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários